Diocese de Cachoeira do Sul reúne lideranças no 2º Encontro Diocesano do Setor Juventude



Diocese de Cachoeira do Sul reúne lideranças no 2º Encontro Diocesano do Setor Juventude
29 Fevereiro
2016
Escrito por: Kassio Oliveira
Publicado em: Cachoeira do Sul

No final de semana dos dias 20 e 21 de fevereiro, aconteceu o 2º Encontro Diocesano do Setor Juventude de Cachoeira do Sul, no Parque da Romaria. Participaram jovens de quase todas as paróquias da Diocese, de vários movimentos e grupos diferentes, se tornando um encontro de muitos carismas. 
O encontro teve como pilares a formação, missionariedade e o cuidado com a vida e foi dividido por etapas, seguindo o caminho de amadurecimento e educação para fé, que visa a personalização, integração, formação, conscientização e capacitação. 
No sábado, as atividades iniciaram às 14h.  Depois de pegarem seus crachás na chegada ao local, os jovens se dirigiam para as palestras onde eram acolhidos pelo setor de animação do encontro, com muito carinho e muita música.
O primeiro tema apresentado aos jovens foi a “personalização”, através da interiorização do seu eu, baseados em Lucas 6, 39-45, onde tiveram um bom tempo de reflexão. Após, foram divididos em grupos para discutirem o tema apresentado e assim exporem suas opiniões, o que faz parte da “integração”. À noite houve um momento forte de espiritualidade. Primeiro, dentro da sala, fizeram um desenho sobre “Quem eu sou” e “Quem eu quero ser”, e em seguida, através da água, purificaram quem eram. No caminho em direção ao altar monumento havia uma fogueira, e através do fogo se moldavam um novo homem, quem eles queriam ser, encerrando com a Adoração ao Santíssimo. 
No domingo pela manhã as atividades começaram logo cedo, com uma meditação Mariana no altar monumento e, após, ocorreu uma palestra sobre a piedade, centralizada em Jesus Cristo, tendo um deserto como reflexão sobre como isso estava sendo trabalhado em seus grupos. Em seguida, todos participaram da missa da comunidade, animada e liturgicamente organizada pela juventude. Toda a espiritualidade da noite de sábado e as atividades da manhã de domingo fizeram parte da do eixo da “formação”.
Após a missa pela manhã, começaram os momentos de “conscientização”, onde foi trabalhado o meio ambiente e, à tarde, a drogadição e o alcoolismo. Após, fez-se a dinâmica do aquário para discutirem sobre estes temas. O encontro foi de “capacitação” dos jovens para trabalharem com seus pares nos grupos e movimentos, para que todos saiam em missão nas suas paróquias e comunidades. No final foi apresentado o calendário deste ano, que será de atividades intensas e reflexivas.
Depoimento de duas jovens sobre o encontro:
“O encontro para mim sem dúvidas foi algo inexplicável, um evento que não cabe em palavras e dentro do peito de tão bom que foi. Desde a acolhida até o final. Cada detalhe e momento foram preparados com muito amor e carinho, pois sentíamos que aquilo era feito com muito sentimento envolvido. Tenho certeza de que são momentos assim que nos fortalecem para seguirmos nossa caminhada cada vez mais perto de Deus, são momentos assim que nos mostram que precisamos fazer algo para a sociedade ser diferente e que somos nós que teremos que fazer essa mudança. Agradeço de coração a todos que se doaram, não mediram esforços e deixaram o Espírito Santo agir para que tudo acontecesse da melhor maneira possível. O encontro foi demaaaais!” Cássia Nunes, CLJ.
“Este encontro foi muito bom pra mim. Adorei os momentos de deserto, porque pude refletir bastante sobre minha vida, me conhecer melhor e descobrir o que realmente quero. O momento de adoração foi maravilhoso, nunca tinha me sentido daquele jeito, foi muito especial. E também aprendi muitas coisas que quero levar para vida e para o grupo. Enfim, foi inesquecível!” Maria Elvira Bulsing, JM.

 

Lida 498 vezes

Notícias por Diocese

Acesso Privado

Últimos Eventos


Sem eventos

Apoiadores

×

Atenção

JLIB_CLIENT_ERROR_JFTP_WRITE_BAD_RESPONSE