Diocese de Caxias do Sul - Corpus Christi, fé e solidariedade



Em Caxias do Sul, tapete foi confeccionado com mais de 2300 lençóis e cobertores doados pelos caxienses.
04 Junho
2015
Escrito por: Tatiane Morais Rissi e Felipe Padilha
Publicado em: Caxias do Sul
Em Caxias do Sul, tapete foi confeccionado com mais de 2300 lençóis e cobertores doados pelos caxienses. Maurício Poletto Deon

A Diocese de Caxias do Sul, celebrou em diferentes horários e de diferentes formas a solenidade do Corpus Christi. Pela manhã, as celebrações e procissões ocorreram em diversas cidades, dentre as quais em Farroupilha, no Santuário de Caravaggio e em Flores da Cunha, em Missa presidida pelo Frei Cleonir Dalbosco.

 

No Santuário Santo Antônio, em Bento Gonçalves, bem como na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, em Nova Prata, e em Nova Bassano, as celebrações ocorreram à tarde. Nessas cidades, os tapetes foram confeccionados em serragem, lembrando o Ano da Paz e a participação dos jovens na vida da Igreja.

 

Já em Caxias do Sul, a celebração que teve início às 14h30min em frente à Catedral Diocesana, foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Alessandro Ruffinoni, e concelebrada por diversos padres que atuam nas paróquias da cidade.

 

Em um momento de reflexão, Dom Alessandro comentou que quando alguém recebe a Eucaristia, crê  que não é somente o pão que está recebendo, mas o Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Esse purifica e dá coragem para cada vez mais os critãos viverem e anunciarem sua fé em Cristo, de forma autêntica.

 

A eucaristia é gesto de amor, fé, perdão, misericórdia e solidariedade. E assim, são estes valores que devem nortear a vida dos cristãos.

 

Em sua homilia o Bispo destacou que a Igreja clama pela paz, pois "somos da paz", segundo conclama o lema do Ano da Paz, instituído pela CNBB. Assim, não existe guerra santa e Deus somente quer a paz. O religioso frisou ainda que, para que os cristãos possam audar a disseminar a paz que Cristo deseja aos discípulos, não é preciso fazer  grandes obras, mas que pequenos gestos no cotidiano, ajudam a construir a paz que é fruto da justiça, especialmente através do diálogo.

Mantendo a tradição tapete solidário, Ruffinoni agradeceu as pessoas que doaram os mais de 2300 lençóis e cobertores que serviram como caminho para Jesus Eucarístico no entorno da praça Dante Alighieri.

 

Esses donativos serão repassados entre esta quinta e sexta-feira para entidades assistenciais, casas de repouso, de recuperação de dependentes químicos, além de demais instituições que colaboram com a valorização da vida.

 

Após o momento da comunhão, o Vigário Geral da Diocese de Caxias e Paróco da Paróquia São Pio X, Pe. Izidoro Bigolin, conduziu o ostensório que continha a Hóstia Consagrada, contornado  a praça Dante Alighieri sobre o tapete solidário.

 

Dom Alessandro encerrou a celebração com a bênção do Santíssimo, agradecendo a presença de todos e manifestando a sua alegria pelo cada vez maior número de participantes no Corpus Christi a cada ano.

Lida 480 vezes

Notícias por Diocese

Acesso Privado

Últimos Eventos


Sem eventos

Apoiadores

×

Atenção

JLIB_CLIENT_ERROR_JFTP_WRITE_BAD_RESPONSE