Jovens da Arquidiocese de Porto Alegre se preparam para a JMJ Cracóvia



Jovens da Arquidiocese de Porto Alegre se preparam para a JMJ Cracóvia
31 Outubro
2014
Escrito por: Leonardo Mayer e Deize Abrantes
Publicado em: Porto Alegre

Faltando pouco menos de dois anos para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), jovens do Vicariato de Gravataí já começam a se organizar financeiramente para o encontro com o Santo Padre, em 2016.  

O grupo Jovens Aliados a Cristo (JAC) e o Onda, da Paróquia Santo Hilário de Gravataí, estão preparando diversas ações e desafios pelas redes sociais. Eles criaram um perfil no facebook chamado Jornada Missão e já estão com mais de 230 amigos.

Quem está coordenando as campanhas do Jornada Missão é Bruna Melissa, de 23 anos, e ela conta como surgiu a idéia. “Eu trabalho para uma casa que acolhe idosos (Casa Lar São Marcos - Canoas) e alguns universitários de publicidade da PUC-RS escolheram a entidade para trabalhar na divulgação da instituição. Partindo disso, tivemos a ideia de fazer um projeto de evangelização, mobilização e conscientização abordando temas discutidos na sociedade para assim pedir ajuda às pessoas. O nosso principal objetivo é traduzir nossas palavras em ações, fazendo com que as pessoas percebam a importância e os benefícios que a Jornada trará aos jovens a à comunidade que eles estão inseridos”, explica a jovem.

De acordo com Bruna o grupo está preparando uma novidade. “Estaremos lançando na próxima semana uma nova campanha usando uma Hashtag, mas não vou contar qual será a nossa ação. Vocês terão que acessar nosso facebook para saber”, antecipa. Para ela, o projeto conta com a participação de 36 jovens. Destes, somente 16 querem ir à JMJ. “Bom, queremos deixar tudo nas mãos de Deus. Temos uma equipe de viagem que está se organizando e entrando em contato com as companhias aéreas para diminuir ao máximo o valor das passagens”, comenta Bruna.

Kauane Nogueira, de 16 anos e que atua na equipe de ideias Jornada Missão, diz que a equipe pensa em diversas ações que estejam ao alcance de todos do projeto. “Estamos preparando eventos para arrecadar dinheiro para nossos jovens viajarem à Cracóvia. Estamos no início do projeto, mas já estamos felizes com os primeiros resultados e dispostos a atingir o maior número de jovens”, completa.

Outro grupo que está a caminho do próximo encontro com o Papa Francisco é o Peregrinos do Amor, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, também de Gravataí. O grupo entrou no projeto "Desafio JMJ Krakow 2016" que tem como objetivo buscar e preparar jovens para a próxima jornada. De acordo com uma das participantes do grupo, Caroline Tavares, os participantes esperam evangelizar outros jovens com este projeto. "O meu grupo espera que o desafio seja uma oportunidade de evangelização, onde as equipes sejam impulsionadas a promoverem atividades que propaguem a mensagem de Cristo aos jovens que não o conhecem", afirma Caroline.

O projeto disponibiliza atividades mensalmente em aplicativo e site próprio. Os grupos cadastrados efetuam essas atividades e marcam pontos. Em outubro de 2015 haverá uma premiação para as equipes vencedoras. Os organizadores entregarão 40 pacotes de viagem à Polônia para o grupo vencedor.

Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude acontece de 3 em 3 anos. A última edição foi na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 23 a 28 de julho de 2013 e levou mais de 3,8 milhões de jovens a participar da missa de encerramento com o Papa Francisco, na beira da praia de Copacabana. Nessa missa o Santo Padre anuncia o ano e o local da próxima edição, neste caso será em Cracóvia (Polônia), cidade onde viveu São João Paulo II, o idealizador e criador das JMJs. O evento acontecerá entre os dias 26 e 31 de julho de 2016.

Mais informações sobre este grande evento podem ser obtidas através do site www.krakow2016.com

Eaí? ficou empolgado? Teu grupo já está se preparando para ir à Cracóvia?

Mande pro email do Setor Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

__________
Leonardo Mayer e Deize Abrantes são membros da Equipe de Comunicação do
Setor Juventude da Aquidiocese de Porto Alegre

Lida 1302 vezes

Notícias por Diocese

Acesso Privado

Últimos Eventos


Sem eventos

Apoiadores

×

Atenção

JLIB_CLIENT_ERROR_JFTP_WRITE_BAD_RESPONSE