Encontro em Brasilia reúne bispos referenciais e responsáveis regionais pela evangelização da Juventude



Encontro em Brasilia reúne bispos referenciais e responsáveis regionais pela evangelização da Juventude
21 Março
2016
Escrito por:
Publicado em: Regional

Nos dias 15 e 16 de março de 2016, Dom Adelar Baruffi, bispo de Cruz Alta e referencial para Evangelização da Juventude no Regional Sul 3 e Ir. Zenilde Fontes, coordenadora do projeto, participaram do Encontro Nacional de bispos referenciais  e responsáveis regionais  pela Evangelização da Juventude, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude – CNBB em Brasília. 
A organização dos dias contemplou formação, partilha das realidades de evangelização juvenil dos regionais, propostas para evangelização da juventude em âmbito nacional e compromissos, alinhamentos das propostas. 
Na manhã de terça-feira 15, a assessoria de Ir. Adair Aparecida Sperga, FMA, doutora pela USP, focou na formação da pessoa. A partir da abordagem filosófica, pedagógica e antropológica da mártir Edith Stein, refletiu na perspectiva da formação da pessoa em suas estruturas humanas, imprescindível para acionar uma proposta formativa da pessoa. Apresentou de forma clara e didática o conceito de formação como um processo gradativo de crescimento que modela o corpo e a alma. No centro da alma está o núcleo, a base qualitativa pessoal, onde se ancoram as raízes das potencialidades da pessoa. 
Para evangelizar jovens é necessário revisitar as concepções de pessoa dos evangelizadores e favorecer a descoberta de um método que acesse a alma do evangelizado, que gere redes de sentidos e conexões a partir das potencialidades da pessoa.
À tarde, os participantes se reuniram por regionais para identificar as atividades nos eixos de trabalho indicados e assumidos pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, no Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil em 2013, sendo eles: Formação de Assessores, Missionariedade e Estruturas de Acompanhamento.  O Regional Sul 3 partilhou o caminho com seus desafios e perspectivas e as reflexões que vem fazendo desde 2010. Segundo Ir. Zenilde Fontes, o Regional Sul 3 está alinhado em suas opções com os eixos nacionais através dos processos de formação, estruturas de acompanhamento e missionariedade assumidos para os anos de 2016 e 2017  e ainda, assume para o biênio o cuidado com a vida, como tema transversal e eixo integrador de toda a ação e intenção do Serviço de Evangelização. Afirma ainda, que o eixo cuidado com a vida é, junto aos processos em andamento, o compromisso assumido pelo assessores e jovens presente no encontro de revitalização da pastoral juvenil nacional.  “O Serviço de Evangelização vem cumprindo bem a missão de percorrer um caminho no conjunto com as dioceses, descobrindo perspectivas no trabalho de evangelização da juventude, buscando a participação e comunhão na mística da alteridade e da gratuidade, na unidade e na diversidade através da pastoral orgânica e de conjunto. A participação do encontro Nacional reafirma a caminhada que vem acontecendo em âmbito regional”, disse. 
Diante dos desafios e perspectivas no trabalho dos regionais foi apresentada a proposta em âmbito nacional nos projetos Rota 300anos e as formações para lideranças jovens e adultas propostas pela comissão. Ênfase especial aos jovens conectados, que apresentou os dados estatísticos de acessos e interações junto às ferramentas de comunicação e o pedido de uma pessoa referencial de comunicação de cada regional junto a equipe nacional. 

 

 

 

Lida 411 vezes
Daiane Madruga

Equipe de Apoio

E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Notícias por Diocese

Acesso Privado

Últimos Eventos


Sem eventos

Apoiadores

×

Atenção

JLIB_CLIENT_ERROR_JFTP_WRITE_BAD_RESPONSE