Formação de Multiplicadores reúne lideranças da Província Eclesiástica de Santa Maria



Formação de Multiplicadores reúne lideranças da Província Eclesiástica de Santa Maria
03 Maio
2017
Escrito por:
Publicado em: Regional

Lideranças jovens da Província Eclesiástica de Santa Maria se encontraram no final de semana dos dias 29 e 30 de abril para uma Formação de Multiplicadores promovida pelo Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB, o Eai?Tchê. O encontro, que ocorreu em Rio Pardo, reuniu assessores, articuladores e comunicadores das Dioceses de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santo Ângelo.

Os principais objetivos das formações são sintonizar com o Plano Bienal os jovens que são lideranças nos grupos e engajá-los nos processos do Setor Diocesano de Juventude, além de despertar a vivência missionária e o rosto jovem da Igreja. Para isso, durante os encontros, são refletidos temas como o cuidado consigo, com o outro e com a casa comum, nas dimensões social e eclesial.

De acordo com a assessora jovem da Diocese de Santo Ângelo, Elisângela Frois, as formações de multiplicadores nas províncias eclesiásticas são muito importantes para as lideranças da juventude, já que uma das características dos jovens é essa constante mudança em busca de seus projetos de vida e, como consequência disso, ocorrem trocas de lideranças juvenis nas dioceses.

“É bem interessante dizer que esta formação não só situa os jovens que assumem os diferentes papeis, seja na articulação ou na comunicação do setor juventude, ou nos grupos de jovens, como também traz uma bagagem de percepções, olhares e horizontes que foram sendo traçados durante todo um percurso de evangelização da juventude nos últimos anos, cujo fundamento principal é o Documento 85. Ou seja, para nós que estamos neste caminho há mais tempo, acompanhando esse processo que tem o intuito de promover a comunhão das diferentes expressões juvenis de nossa Igreja, à luz das diretrizes e dos documentos, essas formações também sempre trazem algo novo, que nos ensina, fortalece e encoraja para seguirmos em frente”, avalia Elisângela.

“Levo comigo o compromisso de multiplicar o Plano de Evangelização, através da conversa e exposição dos materiais lá no Setor Juventude e diretamente com os jovens na comunidade”, disse a comunicadora da Diocese de Cachoeira do Sul, Giulia Stringuini.

Em Rio Pardo, os jovens presentes no encontro participaram da Missa da comunidade São Nicolau, ajudando na organização da Liturgia, como forma de fazer comunhão com a comunidade que os acolheu.

Para a comunicadora Andrinelli Kempf, que participou pela primeira vez de uma formação de multiplicadores do Eai?Tchê, esse foi um momento muito especial e importante para todas as lideranças envolvidas, de aprendizado e comunhão. “Conseguimos perceber a presença de Cristo em nós. E também o quão importante é caminharmos em sintonia, em comunidade e em missão pela vida”, partilhou.

As formações de multiplicadores ocorrem por Província Eclesiástica, e já ocorreram nas Províncias de Porto Alegre, Pelotas e Santa Maria. O próximo encontro reunirá a Província Eclesiástica de Passo Fundo.

Lida 959 vezes
Daiane Madruga

Equipe de Apoio

E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Notícias por Diocese

Acesso Privado

Últimos Eventos


Sem eventos

Apoiadores

×

Atenção

JLIB_CLIENT_ERROR_JFTP_WRITE_BAD_RESPONSE