Jovens católicos de todo o Brasil se reúnem em Manaus

Mais de 500 jovens de todo o Brasil estarão presentes em Manaus no 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, que será realizado entre os dias 18 e 25 de janeiro, no Colégio La Salle. O objetivo é celebrar a caminhada da Pastoral da Juventude/PJ, re-visitando o Mestre, a partir do olhar dos jovens e da Igreja Amazônica, tendo como lema “No encontro das águas partilhamos a vida, o pão e a utopia”.

Além dos delegados dos 18 regionais da CNBB, aproximadamente 600 voluntários jovens, assessores e amigos da PJ da Arquidiocese de Manaus e do Regional Norte I estão trabalhando nas equipes locais de acolhida, ambientação, alimentação, bem-estar/saúde, comunicação, cultura,  finanças, hospedagem, infraestrutura, lojinha, limpeza, liturgia/mística, missão, passeio, secretaria e transporte.

A abertura do Encontro será com uma Missa Campal no Anfiteatro da Ponta Negra, às 17h30 do dia 18 de janeiro. Os jovens delegados dos regionais ficarão durante toda a semana hospedados nas casas de famílias dos paroquianos de Manaus. São 270 famílias em 34 paróquias e áreas missionárias que abrirão suas casas para hospedar os participantes do 11º ENPJ. Na Paróquia Menino Jesus de Praga, na Chapada, serão hospedados 54 delegados. Segundo a jovem Luanna Kháris, que hospedará jovens em sua casa, a expectativa é grande. “Nesse encontro queremos que os jovens possam se sentir bem acolhidos e amados por Deus e pela Igreja de Manaus e assim possa gerar frutos de vida no amor e na alegria”, afirma Luana.

O Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castrianni, está presente em todo o processo de construção

 O Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castrianni, está presente em todo o processo de construção contribuindo para que o Encontro seja acolhido não apenas pela juventude, mas por toda a Igreja da Amazônia. Segundo ele,a arquidiocese de Manaus tem uma responsabilidade bastante específica: “precisamos priorizar três equipes; acolhida, hospedagem e alimentação; as demais tarefas, a PJ consegue dar conta com toda sua experiência.”, destaca o arcebispo.

O Encontro está estruturado a partir de quatro eixos que perpassam todos os momentos. São eles: teológico, missionário/social, espiritualidade e arte/cultura. A partir da provocação do lema, “No encontro das águas partilhamos a vida, o pão e a utopia”, e da iluminação bíblica “Mestre, onde moras? Vinde e vede!”, está estruturada a metodologia e a programação (Anexo Programa).

Outras edições dos Encontros Nacionais

O Encontro Nacional da Pastoral da Juventude é um espaço para troca de experiências, reflexão da caminhada e apontamentos de pistas para a ação. É realizado a cada três anos com representação de jovens de todas as dioceses em que houver trabalho articulado de PJ. A preparação e animação são de responsabilidade da coordenação nacional de jovens e da comissão nacional de assessores, articulados com a equipe local e coordenação regional. Os três primeiros Encontros Nacionais foram espaços fundamentais de pertença a esta Pastoral, pois eles ajudaram a refletir e a materializar o rosto (identidade), percebendo a missão de evangelizadores de jovens protagonistas de sua história.

As outras edições aconteceram:

1º Encontro Nacional –Pontalina, GO. Janeiro de 1994

2º Encontro Nacional –Goiânia, GO. Julho de 1994

3º Encontro Nacional –Campo Grande, MS. Março de 1995

4º Encontro Nacional –Divinópolis, MG. Julho de 1996

5º Encontro Nacional –Salvador, BA. Janeiro de 1998

6º Encontro Nacional –Cuiabá, MT. Janeiro de 2000

7º Encontro Nacional –Ananindeua, PA. Janeiro de 2003

8º Encontro Nacional –Campinas, SP. Janeiro de 2006

9º Encontro Nacional –Natal, RN. Janeiro de 2009

10º Encontro Nacional –Maringá, PR. Janeiro de 2012

SERVIÇO:

O quê: XI Encontro Nacional da Pastoral da Juventude

Quando: de 18 a 25 de janeiro

Onde: Colégio La Salle

Contatos:

Edney Manaura – (92) 9227.2692

Ir. Paulo Martins – (61) 8292.0900

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Site: www.pj.org.br

Facebook: facebook.com/pastoraldajuventude

 

Fonte: Secretária Nacional da Pastoral Juventude

Lida 770 vezes
Judinei Vanzeto

E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Notícias por Diocese

Acesso Privado

Últimos Eventos


Sem eventos

Apoiadores

×

Atenção

JLIB_CLIENT_ERROR_JFTP_WRITE_BAD_RESPONSE