Missão, juventude e Vida Religiosa Consagrada são temas da 4ª Semana Vocacional

Em sintonia com o Ano da Vida Consagrada, o Centro Cultural Missionário (CCM) promove, em Brasília (DF), a 4ª Semana Vocacional Missionária para animadoras e animadores vocacionais. A formação que teve início na segunda-feira, 23, e se estendeu até hoje dia 27, e foi realizada em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Religiosa da CNBB. Inspirados no tema “Chamados a despertar o mundo: Evangelho, profecia e esperança”, participam do curso 40 pessoas de todo o Brasil, entre padres, religiosas, religiosos e leigos, com o objetivo de qualificar o serviço de animação missionária.

 Padre Estêvão Raschietti, sx, diretor do CCM, e padre Jaime Carlos Patias, imc, secretário nacional da Pontifícia União Missionária, abriram o estudo refletindo sobre “Missão e cooperação missionária: orientações para a animação missionária na Igreja no Brasil”. Em sua exposição, padre Raschietti destacou a importância da dimensão missionária como fundamento intrínseco da animação vocacional. "O animador vocacional é o missionário por excelência: porque Jesus enviou seus irmãos não a fazer obras, mas a fazer discípulos", afirmou o assessor.

Padre Patias, por sua vez, tratou da importância da articulação entre a animação vocacional e a animação missionária. Ao apresentar o quadro das instituições missionárias no Brasil, reunidas em Conselhos Missionários em âmbito diocesano, regional e nacional, solicitou que os organismos de animação vocacional também fizessem parte dessa articulação. “Animação missionária e animação vocacional precisam caminhar juntas: enriquecem-se reciprocamente, olham na mesma direção, propõem perspectivas de compromisso e de engajamento concreto às generosas juventudes de hoje”.

Lida 659 vezes

Notícias por Diocese

Acesso Privado

Últimos Eventos


Sem eventos

Apoiadores

×

Atenção

JLIB_CLIENT_ERROR_JFTP_WRITE_BAD_RESPONSE