Semana Missionária - uma reflexão importante para você cuidar da saúde



Semana Missionária - uma reflexão importante para você cuidar da saúde
23 Abril
2015
Escrito por:
Publicado em: Regional

Uma das atividades da Semana Missionária que ocorrerá de 20 a 26 de julho de 2015, será uma visita a Casa Fonte Colombo – Centro de Promoção da Pessoa Soropositiva – HIV, em Porto Alegre (RS). É um projeto dos Freis Capuchinhos. Vamos refletir alguns pontos sobre essa realidade?

A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA), mais conhecida por AIDS, chegou no Brasil em 1980. É uma doença que hoje pode ser evitada, mas continua infectando muitas pessoas diariamente. Ela pode ser controlada por medicamentos, mas devido à dificuldade de adesão ao tratamento e ao diagnóstico tardio ainda leva muitos a óbito.

A AIDS é adquirida através da relação sexual, uso compartilhado de agulhas e seringas (sobretudo em usuários de drogas injetáveis) e por transmissão vertical, da mãe para o bebê na gestação, parto ou amamentação. Atualmente, no mundo o número de pessoas infectadas passa de 30 milhões. No Brasil, estima-se que 750 mil pessoas tenham HIV. O Rio Grande do Sul é o Estado com maior índice de infecção. A maioria dos casos de transmissão se dá por via sexual.

A AIDS ainda não tem cura, mas existe tratamento. Toda pessoa humana é merecedora de respeito e dignidade, carinho, atenção e estima. Por isso é importante divulgar informação ampla e segura para que as pessoas possam se prevenir da infecção, além de realizar o diagnóstico mesmo sem ter sinais ou sintomas de doença. O teste é a forma de conhecer o estado sorológico e, caso seja positivo, encaminhar o tratamento. Deve-se também divulgar que quanto mais cedo uma pessoa inicia o tratamento, melhor será o resultado e menor o perigo de contrair doenças oportunistas.

Mesmo que existam grupos com maior vulnerabilidade, ninguém deve se considerar imune ao HIV. Todos somos vulneráveis. Todos somos responsáveis para divulgar informações de prevenção, manter uma postura de acolhimento e solidariedade com as pessoas que vivem e convivem com HIV e atitudes de cuidado para não contrair o vírus.

A iniciativa de conhecer e conviver com as pessoas que participam da Casa Fonte Colombo pretende ajudar os jovens a compreender melhor esta realidade e se tornarem multiplicadores de informação para os demais jovens, que também são um público com vulnerabilidade aumentada.

Lida 602 vezes
Judinei Vanzeto

E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Notícias por Diocese

Acesso Privado

Últimos Eventos


Sem eventos

Apoiadores

×

Atenção

JLIB_CLIENT_ERROR_JFTP_WRITE_BAD_RESPONSE