Processo de Educação na Fé é tema de Formação de Lideranças

 

 

Entender o caminho de amadurecimento do processo de evangelização da juventude foi o aspecto central da Formação de Lideranças realizada neste fim de semana, 15 e 16 de outubro, em São Leopoldo. Por meio de dinâmicas interativas e vivenciais, a formação reuniu lideranças que atuam nas dioceses do Rio Grande do Sul.

Todas as atividades basearam-se nas orientações do documento Evangelização da Juventude: Desafios e Perspectivas Pastorais (conhecido como Documento de 85). Os jovens debateram sobre a realidade juvenil e se aprofundaram a respeito da formação integral, construção de projeto de vida e inserção nos contextos eclesiais e sócio-políticos.

Para Odacir Júnior Czekalski, o processo de educação na fé é percorrido várias vezes dentro das pastorais e movimentos diocesanos. “É um fluxo cíclico que precisa ser retroalimentado constantemente. Muitas vezes nós mesmos que estamos à frente precisamos rever em que etapa estamos dentro de nossa caminhada individual de evangelização”, afirma o jovem da Diocese de Santo Ângelo.

Na avaliação, os participantes sinalizaram que a real compreensão dos passos para evangelização vai qualificar suas atuações nas dioceses. “Pretendo levar os conhecimentos adquiridos aqui para além do meu grupo. Quero buscar um lugar de participação efetiva da juventude no conselho pastoral diocesano”, projeta Wesley do Nascimento, da Diocese de Montenegro.

O encontro ocorreu no Centro Mariápolis Arnold. Foi assessorado por Fabrício Preto, da área de Cachoeirinha da Arquidiocese de Porto Alegre, com apoio da equipe do Serviço de Evangelização da Juventude da CNBB Regional Sul 3.

×

Atenção

JLIB_CLIENT_ERROR_JFTP_WRITE_BAD_RESPONSE